[correio telaranha #25] Mês da Imigração Japonesa no Brasil, trajetória de Julia Raiz e mais...
dicas culturais e notícias literárias :)
comida dada na boca de criança migrante tem gosto de casa e unção reconheço na oferenda de paz entregue por vizinhos japoneses (...) — melancia | em Memórias de água, de Rafaela Tavares Kawasaki
LIVRARIA | CAFÉ
Yakisoba exclusivo e Teia de Japão: Livraria Telaranha celebra ao Mês da Imigração Japonesa no Brasil 🇯🇵


No dia 18 de junho celebra-se o Dia da Imigração Japonesa no Brasil. Segundo a Embaixada do Japão no Brasil, a data marca o momento na História quando, em 1908, o “navio Kasato Maru atracou em Santos com os primeiros 781 imigrantes japoneses”.
Em homenagem aos 117 anos do marco e à comunidade de nipo-descendentes no país, a Livraria Telaranha, organizou uma programação especial, incluindo opções gastronômicas exclusivas, clube do livro e seleção de livros.
💝 No início do mês, já no dia 3, a celebração começou com a segunda edição do clube de leitura Nara, ocasião em que leitores e leitoras foram recebidos pelos mediadores Bárbara Tanaka e Raul K. Souza para conversar sobre o livro Ojiichan (Fósforo, 2024), do escritor paranaense Oscar Nakasato.
🥢 A parte gastronômica da homenagem já começou e segue durante junho todo. Exclusivamente neste mês, o cardápio do café vai incluir, além das opções padrões de culinária japonesa, três opções de yakisoba. A opção mista (com alcatra e frango) e a versão vegana custam R$ 48. Já o yakisoba de camarão sai por R$ 58. Será servido um número limitado de porções por dia, e somente de segunda a sexta.
📚 Durante todo o mês, uma mesa com uma seleção de livros especiais, todos relacionados ao Japão ou à imigração japonesa de alguma forma, estão na Teia de Japão.
Venha nos visitar e aproveite essa seleção de livros e nosso cardápio especial limitado.
____
📍 Livraria Telaranha
Rua Ébano Pereira, 269, Centro – Curitiba/PR
Segunda a sexta, das 10h às 19h
Sábado, das 9h às 18h
EDITORA
Conheça mais sobre Julia Raiz, autora do próximo lançamento da Telaranha Edições 🐦⬛
A escritora Julia Raiz vai lançar um segundo título pela Telaranha Edições. Saiba mais sobre a trajetória da autora de Diário: a mulher e o cavalo.
Julia Raiz nasceu em São Paulo (SP), em outubro de 1991. Cresceu entre Ibiúna e a feira do Parque Água Branca, na Barra Funda, onde sua mãe trabalha há quase 30 anos ligada à luta pela agricultura familiar e de pequenos produtores na Associação de Agricultura Orgânica (AAO).
📚 Em 2009, foi morar com a outra parte da família em Maringá, no norte do Paraná, para fazer o curso de Letras Português na UEM. Em 2013, mudou-se para Curitiba, onde fez especialização em Literatura e História Nacional (UTFPR), e mestrado e doutorado em Estudos Literários (UFPR).
Deu aulas de português, produção textual e literatura em cursinho popular, escola particular, pública e para pessoas estrangeiras. Também foi até a casa das pessoas para aulas de reforço, redação para concurso e pré-vestibular.
Em 2017, juntou-se à Membrana, grupa de pessoas interessadas na prática de escrita. No final de 2021, foi eleita Conselheira de Literatura do Conselho Municipal de Cultura com mandato até 2023. Atualmente, é coordenadora do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB) de Curitiba.
✍️ Julia Raiz também é trabalhadora da escrita — o que envolve oficinas, tradução, performance, curadoria e mediação. Publicou os livros Diário: a mulher e o cavalo (1ª ed. 2017, 2ª ed. bilíngue 2023, Telaranha), Metamorfoses do Sr. Ovídio (Arte&Letra, 2022) e Bebê tem fascinação por lâmpadas (Chão da Feira, 2024). Sua escrita transita entre poesia, prosa e ensaio.
🐦⬛ Em julho, Julia lança seu primeiro romance pela Telaranha Edições.
Fique de olho em nossas redes para saber mais :)
LIVRARIA
Livraria Telaranha promove contação de histórias para o público infantil 📖
Amanhã (14), às 10h, a Livraria Telaranha recebe a Cia Jubilu para uma sessão de contação de histórias. O espetáculo mistura teatro e música reunindo livros de 5 autores — entre eles, As cocadas (2007), de Cora Coralina, e Os três fantasminhas (2010), de Pippa Goodhart.
📖 A Cia Jubilu é um grupo de atores e não atores que usa da linguagem do teatro de animação para criar histórias a partir de assuntos dos livros e da vida. Para expandir a imersão, entre os materiais usados pela trupe estão instrumentos musicais como o violão e o pandeiro.
“Ter atividades voltadas a crianças é um desejo desde que abrimos a livraria, um ano atrás. É preciso pensar a formação de leitores”, destaca Bárbara Tanaka, cofundadora da Telaranha. “Mas a contação de histórias é um programa para todas as idades”, finaliza.
Não perca :)
____________
Contação de histórias com a Cia Jubilu
Direção: Gabriel Martins | Produção: Natália Eloísa | Contadores: Lucas Alberto e Helena Triches | Músicos: Fozzi, Gabriel Martins e Lua Busnello
Quando: 14 de junho de 2025, sábado
Horário: 10h
Onde: Livraria Telaranha (Rua Ébano Pereira, 269, Centro – Curitiba/PR)
Entrada gratuita
NOTÍCIAS
Últimas da literatura 📰
Antiga casa de Dalton Trevisan em Curitiba vai virar espaço cultural.
Um perfil de Fabinha Faversani, organizadora da obra de Dalton Trevisan.
DICAS CULTURAIS
telaranha indica 💌🕷️
📽️ Está rolando o Olhar de Cinema — Festival Internacional de Curitiba até o dia 19 de junho. Confira a programação completa aqui.
👠 Sabrina Carpenter lançou clipe e música nova — Manchild.
🧪 Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, é um marco da ficção científica, uma leitura simples e uma ótima referência literária para repensar o caminho que estamos tomando como sociedade.
🎤 O filme sobre Ney Matogrosso, Homem com H, está sendo muito bem recebido pelo público e pelos críticos (e ainda está nos cinemas).
🕷📫 Obrigada por ler o [ correio telaranha ], nossa newsletter quinzenal! Subscreva gratuitamente para receber nosso conteúdo diretamente no seu e-mail e não perder nenhuma novidade :)